Empresa

A inspegaz é uma empresa de inspeção residencial de gás, composta por gestores e técnicos habilitados em manipulação, aferição e manutenção do seu equipamento de gás de cozinha, em caso de vazamento ou até para trocar seu kit (mangueiras, braçadeiras, registro), chame os técnicos da inspegaz, atendemos São Paulo e grande São Paulo.

Conte com a gente!

Como proceder em caso de Vazamento?

Por ser um produto inodoro (sem cheiro), é adicionado ao GLP um composto à base de enxofre (etil-mercaptana) para caracterizar seu cheiro. Dessa forma, é possível detectar eventuais vazamentos.

Para verificar se há vazamentos de gás, passe uma esponja com água e sabão sobre a conexão válvula/regulador de pressão de gás. Se houver vazamento, aparecerão bolhas. Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada, o melhor é recomeçar o processo de reposição do botijão, se o vazamento persistir é melhor desconectar tudo e chamar o revendedor do botijão para verificar se consta no bujão uma borracha de vedação ou até mesmo trocar o cilindro se este foi seu fornecedor, em casos extremos evacue o ambiente e chame um técnico ou o bombeiro.

Mesmo sendo comum, nunca utilize fósforo, isqueiro ou vela para verificação de
vazamento de gás.
 
Vazamento de gás é coisa séria e pode causar graves acidentes.

Vazamento

Vazamento de gás sem fogo
 
Mude para fechado a alavanca do regulador de pressão de gás;
Afaste as pessoas do local;
Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula de saída de gás e, caso continue o vazamento, retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.
Não acione interruptores de eletricidade e não ligue nem desligue nenhum equipamento eletrônico ou outros que possam produzir faísca;
Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência;
Não fume, nem acenda fósforos ou isqueiros;
Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas;
Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula e, caso continue o vazamento, retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fontes de ignição;
Alerte as pessoas sobre o vazamento;
Entre em contato com a assistência técnica do seu fornecedor de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).




Vazamento de gás com fogo
 
Afaste as pessoas do local;
Se possível, feche o registro de gás do regulador de pressão de gás;
Chame o Corpo de Bombeiros (193);
Desligue a chave geral da eletricidade;
Retire do local todos os materiais combustíveis;
Não deite o botijão, pois isso pode agravar o incêndio.

Trocando o botijão

Antes de trocar o botijão, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estão desligados.

Nunca efetue a troca do botijão na presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor.

Nunca role o botijão. Transporte-o sempre na posição vertical.

Retire o lacre de segurança do botijão levantando a própria aba do anel externo e gire-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente.

Retire o regulador de pressão do gás do botijão vazio e, em seguida, encaixe e rosqueie-o sobre a válvula do botijão cheio.

Use apenas as mãos. NÃO utilize ferramentas como martelo ou alicate para apertar o regulador (registro de gás).

Antes de trocar o botijão, examine sempre as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre o prazo de validade e as condições de conservação.



Após instalar, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão válvula de saída de gás/regulador de pressão de gás. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica ou o seu fornecedor de gás.

Onde armazenar o botijão?

Coloque o botijão sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento e:


 
  • Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.);
  • Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
  • Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
  • De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries

  • Uso correto de fogareiros e lampiões em botijões

    Jamais conecte acessórios como fogareiros, lampiões e outros tipos de queimadores diretamente na válvula do botijão, pois isso pode derreter o plugue-fusível e vir a causar incêndio. Utilize com segurança e evite acidentes.
    • Mantenha o botijão em local arejado e distante do fogo (no mínimo 80 cm).
    • Verifique sempre a validade da mangueira e do regulador e troque apenas por produtos certificados pelo INMETRO.
    É importante lembrar que nenhum botijão deve ser exposto à temperatura superior a 50°.